terça-feira, setembro 26, 2006

 

Anatomia da Melancolia VII


Fitti nel limo dicon: "Tristi fummo
ne l'aere dolce che dal sol s'allegra,
portando dentro accidioso fummo:
or ci attristiam ne la belletta negra."

Estamos no quinto círculo do Inferno e Dante encontra os melancólicos: "ficamos tristes, no doce ar que o sol alegra." E. R. Curtius, o eminente medievalista e crítico literário alemão comenta esta passagem dizendo que hoje, estas pessoas seriam tratadas em hospitais; mas Dante considera-os pecadores e coloca-os no quinto dos Infernos.



segunda-feira, setembro 25, 2006

 

Não-poemas


No tempo em que eramos ingénuos
Nós
Presos


 

Anatomia da Melancolia VI


These impure thoughts so affect people who are afflicted with melancholia that one should have great pity for them; indeed, these people suffer a sad life. In some who are troubled with this bad humour the trial reaches such a point that they clearly feel that the devil has access to them without their having the freedom to prevent it. Yet some of these melancholiacs are able through intense effort and struggle to forestall this power of the devil. If these impure thoughts and feelings arise from melancholia, individuals are not ordinarily freed from them until they are cured of that humour — unless they enter the dark night, which in time deprives them of everything.
S. João da Cruz — The Dark Night of the Soul.

O grande místico S. João da Cruz coloca a melancolia no seu lugar correcto. Uma patologia do humor que põe os seus sofredores num limbo: nem dia, nem noite. A única cura é a fuga para a frente, através da noite escura dos sentidos até à purga final da noite escura do espírito, um fogo refinador que, como diz S. João da Cruz, finalmente rouba tudo o que o melancólico tem até à íntima e irredemível pobreza.

Nota: O facto de S. João da Cruz estar em tradução inglesa e não no original espanhol é um daqueles erros idiotas que se comete e que a vergonha e o pudor impedem de relatar.



quinta-feira, setembro 14, 2006

 

On the Death of a Friend


He was a bastard
And I won't appologize for him


 

Anatomia da Melancolia V


J. Barzun em From Dawn to Decadence: 500 Years of Western Cultural Life tem uma secção inteira sobre Robert Burton. Cito o seguinte:


Burton também nota que a melancolia tende a atacar os mais dotados, uma observação tão velha quanto Aristóteles. O melancólico é o joguete de forças opostas; despreza-se a si próprio e por isso age de modo arrogante; tem inveja dos outros e sabe que é indigno; precisa de amigos e amantes, mas não sabe como fazer a aproximação correcta e aliena todos os que começam a sentir afeição por ele.


sexta-feira, setembro 08, 2006

 

Anatomia da Melancolia IV


O crítico Angus Fletcher dá este elogio à fantástica (em todos os sentidos) obra de Robert Burton, The Anatomy of Melancholy:


One of the maddest and most perfectly paranoid, obsessively organized, etceterative assaults on the feeble human powers of concentration ever attempted.

A descrição é perfeita e certíssima, o que vos deve dar uma ideia do que têm pela frente.



segunda-feira, setembro 04, 2006

 

Anatomia da Melancolia III


Some dote then more than ever they did in their youth. How many decrepit, hoary, harsh, writhen, bursten-bellied, crooked, toothless, bald, blear-eyed, impotent, rotten old men shall you see flickering still in every place? One gets him a young wife, another a courtesan, and when he can scarce lift his leg over a sill, and hath one foot already in Charon's boat, when he hath the trembling in his joints, the gout in his feet, a perpetual rheum in his head, a continuate cough, "his sight fails him, thick of hearing, his breath stinks," all his moisture is dried up and gone, may not spit from him, a very child again, that cannot dress himself, or cut his own meat, yet he will be dreaming of, and honing after wenches; what can be more unseemly? Worse it is in women than in men; when she is aetate declivis, diu vidua, mater olim, parum decore matrimonium sequi videtur, an old widow, a mother so long since (in Pliny's opinion), she doth very unseemly seek to marry; yet whilst she is so old a crone, a beldam, she can neither see nor hear, go nor stand, a mere carcass, a witch, and scarce feel, she caterwauls, and must have a stallion, a champion, she must and will marry again, and betroth herself to some young man, that hates to look on her but for her goods, abhors the sight of her; to the prejudice of her good name, her own undoing, grief of friends, and ruin of her children.

Recordo-me sempre desta passagem, da terceira parte Love-Melancholy dessa obra profundamente estranha de Robert Burton (1577-1640) The Anatomy of Melancholy, quando sou atacado pela melancolia do Amor. O Amor, tal como o Diabo, foge de nós quando escarnecemos dele.

De lembrar que Robert Burton foi educado em Oxford, onde se tornou bibliotecário no Christ’s Church College, uma posição que ocupou até o fim da vida. Foi também vicário da igreja de St. Thomas, Oxford, e reitor de Seabrave, Leicestershire. Burton nunca saiu do seu retiro escolástico e tudo o que ele apresenta no livro é resultado das suas fastidiosas leituras e pesquisas. A quantidade de vida que Burton conseguiu enxergar e mostrar para nós, sentado numa cadeira e olhando o mundo através de uma janela é verdadeiramente impressionante.

Viva a torre de marfim! Abaixo a experiência!



This page is powered by Blogger. Isn't yours?