segunda-feira, dezembro 26, 2005

 

Para o David


It is not necessary for you to complete the work, but neither are you free to desist from it.
Pirke Avot 2:16, Rabi Tarfon (trad. de L. Kravitz, K. Olitzky)

O médico Alkmeon observou, com a douta aprovação de Aristóteles, que os homens morrem porque não conseguem ligar o Princípio com o Fim. Para nós, os que estamos no Meio, talvez novos começos não sejam possíveis, mas o Fim, para o qual caminhamos à velocidade média de setenta batidas de coração por minuto, é precisamente aquilo que nunca chegaremos a conhecer. Entretanto, como viver? O que fazer com o breve intervalo de luz na eterna escuridão da Noite que nos é concedido?

Para nós, seguidores de Cristo, a resposta é clara. Sabemos que trabalho fazer, sabemos que não o podemos completar. Também sabemos que não somos nós que o fazemos, mas Deus que o faz por nosso intermédio. Mas desde que li o aforismo do Rabi Tarfon pela primeira vez já há alguns anos atrás, ele tem ficado comigo como uma espécie de talismã para quando se torna necessário reunir forças para continuar o Trabalho, mesmo sabendo que não verei o seu Fim.

P.S: Se eu não respondi à tua pergunta, é porque já sabias a resposta.

P.P.S: Em geral não costumo responder quer aos (poucos) comentários, quer aos (poucos) emails que recebo dos (pouquíssimos) leitores deste blog. A razão principal é simples de enunciar: não tenho resposta nenhuma para dar. Mas desta vez, tinha algo para dizer. Além disso, o David é um amigo na vida real, e por isso já sabe que as minhas respostas, se as tenho, são quase sempre vastas e evasivas cicunlocuções.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?