terça-feira, dezembro 06, 2005

 

HQFT's


A minha tese de doutoramento foi sobre HQFT's, um acrónimo para "Homotopy Quantum Field Theories." Uma HQFT é um exemplo particularmente simples de uma teoria quântica de campo mas com a vantagem de poder ser definida rigorosamente.

Quando acabei a tese, um dos meus projectos era acabar a classificação das HQFT's em 1+1 dimensões para um 2-tipo de homotopia arbitrário X. Cheguei a fazer alguns pequenos avanços (basicamente, uma descrição completa das classes de homotopia de funcões com valores em X para todas as superfícies básicas - isto é, os geradores da categoria das superfícies) mas depois abandonei o trabalho e virei-me para outras coisas.

Sexta-feira, T. Porter e V. Turaev colocaram dois papers nos arquivos electrónicos, Formal Homotopy Quantum Field Theories, I: Formal Maps and Crossed C-algebras e Formal Homotopy Quantum Field Theories, II : Simplicial Formal Maps. Ainda não tive tempo para ler com atenção os artigos, mas no primeiro, os autores estabelecem o teorema de classificação, e o segundo (apenas de T. Porter) parece conter algumas generalizações interessantes que abrem perspectivas para novas interpretações geométricas de HQFT's.

Lembro-me de ter conhecido V. Turaev há uns anos atrás, num seminário no Porto. Um homem baixinho, careca, bigodinho à Charlot e um acentuado sotaque russo. Lembro-me de um jantar num restaurante no Porto com ele, Marco Mackaay e mais umas pessoas cujo nome me escapa. V. Turaev pediu peixe. Lembro-me também que não gostei especialmente das palestras dele.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?