quinta-feira, maio 05, 2005

 

Imposturas


Um dos filmes que eu mais gosto é o The Great Dictator de Charlie Chaplin (O Grande Ditador em Português?) de 1940. É sobre um ditador chamado Adenoid Hynkel de um país chamado Tomania (percebem? To mania?). Também há um outro ditador, de nome Benzini Napaloni como esparguete, reinando sobre um país chamado Bacteria e um marechal Herring (percebem? Arenque?). Adenoid é uma criança mimada que fica zangado quando não consegue obter o que quer e o que ele quer é nada menos que o mundo (heh, um pouco megalómano...). Uma cena muito engraçada é um ballet do Adenoid com um globo que depois rebenta. Também há um barbeiro Judeu que é confundido com o ditador, mas o melhor mesmo é verem o filme, pois é muito divertido.

Estou a falar disto porque ontem à noite vi na televisão um filme intitulado Os últimos meses de Adolf Hitler. O tom era o de um documentário (com comentários em off e tudo) mas pareceu-me ser uma paródia d’O Grande Ditador. Não percebi muito bem a história toda pois estava com muito sono e confesso, não sem alguma vergonha, que devo ter adormecido em algumas partes. Do que eu percebi, passava-se numa Alemanha imaginária na década de 1940 onde reinava um filantropo humanista chamado Adolf Hitler, uma óbvia caricatura do ditador Adenoid Hynkel de Charlot. Parte do filme falava de centros de reabilitação para desocupados sociais e desadaptados emocionais, alojamentos arejados e cómodos onde se podia tomar banho de água quente em duches funcionais, e onde até se tinha arranjado com o alto patrocínio do Ministro da Propaganda Herr JinGobells (parece-me estar a dizer o nome certo, o som da minha televisão não é lá muito bom), um conjunto completo de lindos e incandescentes fornos de chaminé alta, que ficavam acesos a noite inteira para cozer o pão que se iria comer ao pequeno almoço da manhã seguinte. Numa dessas comunidades para a educação progressista, à entrada estava escrito Arbeit Macht Frei (o trabalho liberta — um excelente conselho que faria bem a muita gente preguiçosa seguir) e os habitantes pareciam felizes embora um bocado abúlicos, mas isso talvez seja do filme ser a preto e branco. As roupas que usavam também eram feiotas e o monograma (uma estrela de cinco pontas) era de muito mau gosto. Não cheguei a perceber porque é que estavam todos vestidos da mesma maneira — imagino que o filme e o seu autor quisessem fazer uma prédica sobre a “uniformização e homogeneição do indivíduo imerso na opressora sociedade de massas” e patacoadas afins. Mas como eu disse, a verdade é que não prestei lá muita atenção pois estava cheio de sono, e até me parece que o filme extravazou para fora do mundo tridimensional e contaminou os meus sonhos.

Daquilo que eu consegui ver, acho que falta ao filme o bom humor que o filme de Charlot tem. Se era suposto ser uma paródia a um filme porque é que não tinha mais momentos burlescos, até talvez, um ballet? Gosto muito de filmes musicais. Para ser franco, o fictício Adenoid Hynkel é bem mais interessante que o ainda mais fictício Adolf Hitler. O problema é ainda mais evidente na performance do actor principal, muito histriónico e convincente, é certo, mas convenhamos, um pouco a atirar para o lunático. A imitação de Adenoid Hynkel era boa, mas acho que ficou prejudicada pela escolha do realizador em colocar o actor que imitava o Adenoid apenas a discursar perante multidões, ou num bunker rodeado de generais de monóculo a examinar mapas desdobrados sobre uma mesa com tanques de brinquedo em cima, ou a passear para lá e para cá na companhia de senhoras elegantes. Os créditos finais não me deixaram perceber quem era o actor, mas tenho de reconhecer que era bom. Muito bom, sim, senhor. Alguém, por acaso, pode-me dizer quem era o actor Adolfo Hitler?



Comments:
eu não sei. não deveria estar comentando então?

mas eu sei qua na Veja dessa semana saiu uma reportagem de várias páginas sobre a 2ª Guerra e sobre um filme sobre o Hitler.

mas não responde sua pergunta.
hummm, vou procurar no São Google, talvez tenha uma luz...

que a força esteja com você mestre...
+)

Daniela G F Oliveira
 
[tapada]
não achei.
acho que eu sempre leio tudo com muito sono.
[/tapada]

Mestre,
tô com sono.

;)

acho que voltarei depois pra achar.

desculpe... =p
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?