domingo, abril 10, 2005

 

Fruta estranha



Billie Holiday


Strange Fruit

Southern trees bear a strange fruit
Blood at the leaves and blood at the root
Black body swinging in the southern breeze
Strange fruit hanging from the poplar trees
Pastoral scene of the gallant south
The bulging eyes and the twisted mouth
Scent of Magnolia sweet and fresh
And the sudden smell of burning flesh
Here is a fruit for the crows to pluck
For the rain to gather, for the wind to suck
For the sun to rot, for the tree to drop
Here is a strange and bitter crop

— Letras e música de Lewis Allan.


Strange fruit foi escrita nos finais da década de 1930 por Abel Meeropol sob o pseudónimo de Lewis Allan, um professor Judeu e activista sindical. Foi popularizada por Billie Holiday (7 Abril, 1915 – 17 Julho, 1959) que a cantou pela primeira vez no Café Society em Nova Iorque em 1939. Ela própria haveria de escrever mais tarde na sua autobiografia que "There wasn't even a patter of applause when I finished. Then a lone person began to clap nervously. Then suddenly everybody was clapping."

Abel Meeropol compôs a canção após ter visto uma fotografia de um linchamento de um negro no sul dos Estados Unidos, mas o seu apelo é, finalmente, universal, porque a baloiçar enforcados da Árvore da Vida estamos todos nós; para os corvos debicarem, para o vento chupar, o sol apodrecer e a árvore deixar cair. Esta é a marca da grande arte, da única que verdadeiramente interessa: aceita todos os condicionamentos históricos, societais, económicos e o que mais vocês quiserem, e transcende-os para, num espaço de liberdade em relação ao Tempo e ao seu ministro, a Morte, comunicar directamente com a solidão mais profunda em cada um de nós.

Banda Sonora: Custa-me muito abandonar a Billie Holiday, mas escolho a versão de Cassandra Wilson em New Moon Daughter (1995), superiormente acompanhada por Chris Whitley na guitarra, Lonnie Plaxico no baixo e Graham Haynes no trompete.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?