segunda-feira, março 14, 2005

 

V., Victoria, Vénus, Vheissu, Antártida, Pólo Sul, Eu


Volto a V. e ao capítulo VII. Outra das personagens é Hugh Godolphin, capitão da marinha Inglesa. Numa conversa com uma jovem Inglesa, Victoria Wren, explica-lhe o que é Vheissu. Mais tarde, ao seu amigo Signor Rafael Mantissa, conta o que tinha visto de especial em Vheissu:


Nada — segredou Godolphin. — o que eu vi foi o Nada.

Depois conta a sua viagem ao pólo sul:


Foi estupidez o que fiz. Quase ouve um motim. Afinal de contas, um homem, tentando conquistar o Pólo no meio do Inverno... Acharam que eu era doido. Talvez fosse, nessa altura. Mas tinha de lá chegar. Achava que só lá, num dos únicos pontos do globo que não giram, podia ter tranquilidade suficiente para resolver o enigma de Vheissu. Estás a perceber? Queria permanecer mesmo no centro do carrocel, nem que fosse só por um instante, até me orientar e encontrar a resposta. E, podes crer, a resposta estava lá, à minha espera. Tinha começado a escavar um esconderijo ali ao pé, depois de espetar a bandeira. A aridez do sítio uivava à minha volta, como num país esquecido do demiurgo. Em mais nenhum ponto da Terra poderia haver tanto vazio, tanta ausência de vida. À profundidade de meio metro, mais ou menos, bati em gelo transparente. Uma luz estranha, que parecia mover-se, atraiu a minha atenção. Limpei à volta. Olhando-me através do gelo, perfeitamente conservado, a pele ainda com as cores do arco-íris, estava o cadáver de um dos macacos deles.

E acaba dizendo Se o Éden é a criação de Deus, só Ele sabe que demónio criou Vheissu. A pele que povoava os meus pesadelos era a única coisa que realmente existia. Vheissu propriamente dita, um sonho festivo. Pois não é de um sonho de aniquilamento que o Antárctico mais se aproxima?

Volto a repetir aquilo que já escrevi num outro post: é no pólo sul do nosso eu, lá onde nada se mexe, que nos apercebemos que a interioridade à nossa volta é um sonho de aniquilamento sonhado pelo demiurgo e embrulhado numa pele de cadáver. E se algum leitor acha que esta constatação é "deprimente" então é porque não percebeu rigorosamente nada.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?