quinta-feira, março 03, 2005

 

Frio Frio Frio


A Antártida é essencialmente um enorme lençol de gelo branco com uma área de quatorze milhões de quilómetros quadrados (cerca de uma vez e meia os Estados Unidos) e dois quilómetros e meio de espessura. Quatorze milhões de quilómetros quadrados de gelo; brancura cega, vazia e gelada para onde quer que se olhe. No interior, a uma altitude média de dois mil e oitocentos metros, a precipitação é menos de cinquenta milímetros por ano (mais ou menos a precipitação do deserto do Sahara), a humidade média é de zero vírgula zero três por cento e a pressão atmosférica ainda é mais baixa. As temperaturas médias andam nos cinquenta graus negativos, mas com ventos a variarem entre as vinte e as duzentas milhas por hora, a sensação de frio é ainda maior. Uma pessoa desprotegida morreria congelada em questão de minutos.

Com a chegada do inverno, o mar circundante congela e a Antártida dobra de tamanho. Durante quatro meses o sol nunca se levanta, a noite tem vinte e quatro horas, a escuridão é total e as temperaturas descem até aos setenta graus Celsius negativos. O verão dura outros quatro meses e o dia tem vinte e quatro horas porque o sol nunca se põe. Em dias de céu limpo é possível enxergar montanhas a cem quilómetros de distância, mas a luz difundida faz perder qualquer noção de distância. Montanhas inteiras desaparecem contra o fundo de uma nuvem branca, é impossível identificar o horizonte e as superfícies de neve são invisíveis. Devido à alta altitude e ao gelo que reflecte cerca de noventa por cento da luz solar, as radiações queimam tudo à superfície. Na transição entre verão e inverno, quando o sol se põe, a sombra de uma pessoa pode alongar-se até aos quinze metros.

No ano dois mil surgiu no jornal Applied and Environmental Microbiology um artigo apresentando evidência da existência de vida bacteriológica no pólo sul. Imagino que a função destas bactérias é devorar o que a noite antártica, as temperaturas extremas, os ventos ciclónicos, a falta de água e as radiações mortíferas deixaram sobreviver. A última linha de defesa contra a Vida é sempre a Vida.

Pois bem, certas paisagens interiores conseguem ser ainda mais agrestes e inóspitas.

Banda Sonora: John Cale – Antarctica starts here.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?